domingo, 2 de janeiro de 2011

Assentando base familiar

SÃO PAULO, 02/01/2011

VIDA COMPARTILHADA

Aqui, começo descrever o que considero segunda fase da minha vida : Eu e Ida, juntos, passaremos a
conviver  momentos de intensa felicidade , mas também de muitas preocupações e dores que a vida nos    
impõe.

Após seis meses do nosso casamento, o prédio da rua Gandavo na vila Clementino ainda por terminar ,decidimos ir morar : Pedimos à construtora antecipar o acabamento do nosso apartamento, ainda que todo restante ,( entrada do prédio, elevadores, escadaria, corredores, inclusive energia elétrica, tudo na   "gambiarra") estivesse inacabado, para podermos morar : Quando chegávamos à noite , subíamos  escadas no escuro, no concreto bruto ,tropeçando em coisa que não enxergávamos.

Apartamento novo e tudo demais também , e a Ida dando os primeiros passos na cozinha, tudo era
motivo de felicidade: Tudo tranqüilo no horizonte, compramos um Aero-Willys ano 62 branco, bancos de couro vermelho: Esse carro serviu para transportar algumas noivas para igrejas e depois os recém 
casados:Também sempre tinha pessoas perguntando se venderíamos. Viajávamos com freqüência , quando fomos conhecer Rio de Janeiro, Cabo Frio, Teresópolis , Petrópolis e o Museu Imperial, e circuito das águas em Minas ,além de muitos outros lugares. Gostávamos de fazer programas tanto com a minha família como o da Ida pois cabiam seis pessoas confortavelmente.

Na Willys , já entrosado, não faltava desafios para minha vontade de aprender e sentia mais c mo divertimento do que como trabalho, e assim não me sentia cansaço nenhum.

Passado um ano, preferimos mudar para uma casa por questão de costume e fomos morar num
sobrado próximo, no bairro de São Judas Tadeu, na rua Mal. Caetano de Faria; Fizemos troca do apartamento pelo  sobrado, assumindo prestações bastante pesadas :Foram dois anos
de sufoco financeiro, mas era uma época de expectativa profissional muito
positivo : era só ter vontade de trabalhar e o resultado aparecia.

Ida trabalhava numa empresa chamada Clan, que na época capitava incentivos fiscais de quem desejava investir em empresas que estabeleciam no nordeste, e juntando o salário dela com o meu pagávamos as prestações, e com as horas extras que eu fazia (muitas) na Ford, dava para
pagar despesas . Devido a inflação que existia , os salários iam sendo reajustados , e com as pres-
tações fixas , no início foi difícil , mas em pouco tempo estávamos podendo viajar e até fazer
algumas extravagâncias .

Tínhamos adquirido quota de Motel Clube de Minas Gerais que possuía hotéis e muitos em convênio em cidades turísticas; E quando não estávamos viajando em grupo, estávamos conhecendo cidades históricas , turísticas, serranas ,estações de águas ou praianas; na época o turismo ainda era pouco praticados e conhecer o Rio de Janeiro, Cabo Frio,Petrópolis,Teresópolis, São Lourenço,Caxambu, Serra negra, Águas de S. Lourenço,Caraguatatuba e muitas outras cidades nos deixou muitas lembranças e saudades ;
Além de que o nosso grupo de Estrela da Manhã estava sempre organizando viagens em ônibus fretado ou de linha mesmo, para Campos de Jordão, Itanhaém, Pico de Itatiaia , etç, ; outra coisa eram os matinês dançantes ao som de Ray Conniff , e bailes de formaturas, muito na moda na época; são lembranças inesquecíveis .


Tudo corria bem , até que em meado de 1968, o Pai da Ida começo apresentar sintomas de doença que ele dizia não ser nada ou simples azia ; ele estava empregado numa cooperativa e ia trabalhar no Ceagesp e o levávamos sempre até lá ou então até o ponto de ónibus ; Ele gostava de conversar comigo e ao invés de ficar encostado no banco traseiro, preferia ficar de cotovelos apoiados no encosto da frente falando comigo.

Como era perceptível a debilidade dele aumentando, a Ida e os irmãos decidiram leva-lo para um médico examina-lo , porque ele não queria ir; o prognóstico do médico foi de que deveria fazer exames com urgência e na mesma semana foi levado para o hospital Sta. Cruz; os resultados não foram nada animadoras , com o câncer no abdômem já em estágio avançado; mesmo assim foi decidido fazer cirurgia, e ao verificar, viu se que nada mais havia a fazer; lutou durante três meses e em novembro de 1968 faleceu deixando a esposa e nove filhos.

Segundo os filhos, o Pai teve que lutar muito para sustentar a grande família mas foi um homem simples , feliz e teve muitos amigos .

No ano seguinte houve o casamento do meu ex-colega de "república"e circulista Nelson com a minha cunhada Dina ; outro acontecimento foi a gravides da Ida que depois de quase três anos de casados , resolvemos que tinha chegado o momento de pensarmos em filhos;


23/06/2011
Aqui vou abrir um parêntese para escrever um pouco das três cirurgias reais e uma "espiritual"que tive de me submeter entre 2005 a 2011 para depois continuar novamente a escrever sobre a história da minha vida.

O problema já vinha me incomodando desde 2002 , quando iniciou uma dor próximo da virilha esquerda ao fazer caminhada que praticava : Após quase um ano procurando a origem da dor, um ortopedista do Hospital Edmundo Vasconcelos diagnosticou osteoartrose ( desgaste da cartilagem que fica amortecendo o impacto do fêmur na bacia) que pode ser por vários fatores, como idade, carência de algum nutriente, ou prática de algum esporte mais radical que não é o meu caso.

O médico me disse que o meu caso era de cirurgia ( colocação de próteses ) e que a durabilidade da prótese era de aproximadamente 15 anos, e eu estava chegando aos 65 anos, então com a possibilidade de ter que trocar a prótese um dia. Decidi não fazer nada naquele momento, pensando em pesquisar outras alternativas.

Procurei opinião de massagistas, fisioterapeutas que cuidavam de pós operatórios iguais ao meu caso e acupunturistas : As respostas eram muitas difusas e não me permitiam tomar decisão ,até que uma fisioterapeuta chamada Márcia me ofereceu um telefone de um acupunturista chinês chamado Liu, formado na China , dizendo ter ouvido falar ser muito competente.

Diante da situação , marquei uma consulta e após a minha explanação , respondeu-me que conhecia o problema e me garantiu que de modo intensivo , 3 vezes por semana, em 3 meses estaria não sentindo mais a dor : R$ 80,00 por seção , achei que valia a pena e iniciei : em três meses a dor começou a regredir e poder voltar a andar normalmente em 6 meses : fiz mais 6 meses ,uma vez por semana, pensando em consolidar a melhora, o que realmente aconteceu. Unica questão naquela ocasião foi que o plano de saúde não o reconhecia como médico e me negou ressarcir os honorários pagos .

Não voltei a fazer caminhadas por precaução: Continuei trabalhando e levando a vida normalmente por durante mais ou menos dois anos e meio, até que uma das minhas filhas , a Elisa , viu na sola do meu pé direito, próximo do centro, uma mancha escura, azul cinzenta ,em forma irregular , e difusa : Não sentia incomodo nenhum, nem dei atenção à que ela me dissera de procurar um dermatologísta : Numa seção de massagem ayurvédica pela Núria, amiga de uma outra filha minha , a Bia, notou a mesma mancha, procurou se informar e me alertou  que eu deveria procurar especialista : como não sentia absolutamente nada de anormal e cético que sou por coisas que não sinto , não dei a atenção novamente.

Ambas continuaram me alertando e cobrando uma ida minha à um médico, e a Elisa tomou iniciativa de conversar com uma amiga dela , dermatologísta Dra. Sandra : A Dra. orientou-a a me dizer que deveria procura-la o mais rápido possível para uma análise da dita mancha. Desdenhei o recado e passaram mais um mês, e numa tarde mais tranquila e como o consultório da Dra ficava perto, fui.

A Dra. observou, comparou a mancha com fotografia de um livro sobre o assunto e disse ser necessário fazer uma biópsia , que foi feita em seguida e aguardar o resultado do exame : uma semana depois, o resultado do exame indicava possível melanoma acral , um tipo de câncer de pele muito agressiva : me orientou a consultar outros médicos para eu não ter dúvida .Muito agressiva ? pensei, como, se eu tinha percebido algumas vezes, alguns anos antes, se bem que menor e também não sentia nada no local ?

Conversando com a Ida, minha esposa, sobre a questão , ela me disse que iria procurar um médico no hospital A.C. Camargo com o resultado do exame da biópsia, já que ela era Voluntária lá :A resposta veio com uma consulta já marcada e que seria necessária repetir a biopsia, o que foi feita , agora, no Hospital do Câncer: O resultado positivo confirmou o anterior .

A confirmação do melanoma na minha sola do pé não me afetou e nem alterou a minha rotina de trabalho e minha cabeça: Perguntei ao médico se era urgente a remoção e me respondeu que não tanto , mas deveria ser feita ainda naquele ano : estávamos em setembro de 2005 , e então fiquei de iniciar os exames pré-operatórios : com os exames de sangue, RX, vascular, e perguntas sobre alergias me apresentei novamente ao médico cirurgião  Dr. Edward em companhia das minhas filhas Elisa e a Beatriz .

Perguntas vão, respostas vem, não estava nem um pouco preocupado, e por curiosidade perguntei como e que tamanho seria a cirurgia , imaginando que seria só retirada da mancha: O Dr. pegou uma folha de sulfit, desenhou a planta do meu pé em tamanho aproximado, com a mancha, e fez um circulo de mais ou menos 5 cm de diâmetro em volta da mancha e me disse que seria removida toda área dentro do circulo e profundidade até o osso do pé: o circulo era maior do que a largura do pé naquela posição e então comentei que ficaria com o pé separados em partes: da frente , o calcanhar e o meio vazio: Ele me disse  que sim e que eu tinha  muita sorte : Balancei a minha cabeça e lhe disse que sorte seria essa , pois iria perder 1/3 da planta do pé : Ele me explicou que tudo que ficasse dentro do circulo teria que ser removido e portanto , se a mancha estivesse próxima dos dedos ou do calcanhar , a perda seria muito maior e criaria dificuldade de apoiar  e de caminhar: e ainda pior se fosse 10 anos atras, porque naquela época o tamanho do circulo teria que ser o dobro . A consulta terminou e ficou marcada a cirurgia para início de novembro de 2005.

Um dia antes da cirurgia, estive no hospital para fazer a localização dos gânglios através de contrastes e ultra-som na perna direita e no dia seguinte, juntamente com a cirurgia seria feito biopsia para detectar possível metâstase que a possibilidade era de 30%.

No dia da cirurgia a minha filha Elisa me levou bem cedo para o Hospital do Câncer e após algumas perguntas e orientações , fui levado de maca para a sala pré operatória e depois para a aplicação de anestesia geral : O anestesista me explicou que a cirurgia iria demorar uma hora e o efeito da anestesia iria começar logo : me apaguei !

Quando comecei a acordar do efeito da anestesia, ainda bastante zonzo , percebi que estava num quarto e rodeado de varias pessoas , que não consigo me lembrar : não conseguia me mover e muito menos a perna direita que o pé estava todo enfaixado: Mais tarde, conforme a anestesia ia passando , via a Ida ,e minhas filhas : vinham enfermeiras refazer o curativo e trazer analgêsicos ,anti-inflatórios :

Dormi relativamente tranquilo, e no dia seguinte , de manhã , o medico me examinou e deu alta: A Ida avisou, não me lembro qual das filhas, que veio me  buscar e pedi que me levasse para a nossa firma, Quattrinni que ficava no bairro de Bom Retiro .

Alguns dias antes da cirurgia , tinha pensado em como me locomover só com a perna esquerda: Experimentei cadeira de rodas e muletas , que para andar até que me ajudava, mas para descer e subir escada , vi que não resolvia : e para entrar da rua para a minha casa , tinha degraus equivalente a um andar : então resolvi fazer um andador sob medida e expliquei ao encarregado da fabrica o que eu queria : um dia antes da cirurgia ele me apresentou , testei andando , subindo e descendo escada e aprovei.

Disse acima que ao sair do hospital pedi para a minha filha que me levasse para a Quattrinni ao invés de me levar para a casa : a orientação medica para pós operatório era de que eu deveria permanecer em casa , de repouso , por 30 dias , de cama pelo tamanho do buraco feito e deixado à céu aberto , somente com o curativo : Não foi uma cirurgia em que se faz o corte, e depois de feito o reparo, fecha-se e costura com os pontos e fica aguardando a cicatrização : para evitar possibilidade de metâstase , é extirpado além da pele (grossa) , vasos sanguíneos, nervos e fica drenando liquido encharcando curativo contínuamente , sem pontos.

Passados um mês e pouco, já em meados de dez/2005, o médico achou que deveria ir para a segunda etapa que seria de fazer o enxerto : Imaginava que seria a remoção de uma porção da região qualquer do meu corpo e transplanta-la para o buraco do pé e:nem me passou pela minha cabeça de perguntar ao doutor: era semana véspera de natal, me internei novamente e desta vez a anestesia foi local (rack) e pude sentir que estavam mexendo no meu pé, na perna, porém sem sentir dor nenhuma:

Novamente no quarto, recebendo soro, Tramal e e outros medicamentos, ouvi do médico que tudo tinha corrido bem, e aí perguntei o que ele tinha feito: Disse que havia removida a pele da lateral da minha perna para fechar o buraco do pé : aí pensei, não estou sentindo nada devido a anestesia , mas vai ficar um buraco na perna : não foi nem uma , nem outra , e sim removeu somente a pele da grossura de uma folha de papel e costurou em volta do buraco do pé : o preenchimento do buraco ficaria por conta do próprio organismo ao longo da cicatrização.

Já na véspera de Natal , quando estava na maca da enfermaria recebendo curativo, o médico apareceu para observar o meu pé , e disse bem alto que eu tinha ganho um presentão de Natal: estavam presentes Elisa, Bia e funcionários que eu tinha feito amizades e ele me mostrou uma folha de papel e pediu para que eu lesse : era resultado do exame de dua biópsia feitas nos gânglios dando como negativo possibilidade de metâstase . Todos bateram palmas emocionados : na ocasião eu não tinha consciência real , que mais tarde vim entender : em caso de resultado positivo, a cirurgia teria sido apenas uma etapa ao combate ao câncer e teria continuidade com aplicação de tratamentos conhecidos como a quimioterapia e/ou radioterapia cujos efeitos colaterais são bastante danosos e ainda assim insertas ; com esse resultado tive que somente fazer exames de acompanhamento a cada seis meses durante cinco anos , o que terminou recentemente.

Quem leu até aqui, pode até pensar que estou misturando as coisas: comecei falando da osteoartose e cheguei no Melanoma : então talvez vou fazer mais misturas pois irei falar agora da coluna lombar e hérnia de disco e depois voltar ao osteoartrose que comecei falando.

Em 2007 para 2008, a dor no quadril esquerdo recomeçou e achei que era devido a sobre carga depois da cirurgia no pé direito : pagando plano de saúde caríssimo ( devido a nossa idade) nem pensei em acupuntura e comecei consulta com um ortopedista que o meu dentista ,Dr. Isaac me sugeriu chamado Dr. Rossetti. Ele me pediu que fizesse exame de R.M. e R.X do quadril.

Enquanto aguardava os exames , houve problema de vazamento de esgoto na nossa casa e depois de ouvir o pedreiro dizer que tinha que quebrar escadas e todo corredor para descobrir o local do vazamento , pensei comigo : tenho que descobrir o local para quebrar o mínimo necessário , e com o uso de mangueira d'agua consegui : no exercício de procurar o local do vazamento e o de descarregar sacos de cimentos, areias, pedras e cerâmicas do carro , me provocou uma crise de dor na coluna lombar e fui parar num hospital.

No pronto socorro do hospital Samaritano tiraram R.X ,aplicaram injeção , receitaram antiiflamatórios e me dispensaram : Passado um dia , a dor continuava e voltei ao Samaritano e dessa vez me encaminharam para ficar em observação e aplicando mais analgésicos : a cada 3 a 4 horas vinham me perguntar da dor e respondia que continuava : e assim no dia seguinte ,depois de mais de um dia em observação apareceu o Dr. Rossetti , que eu não sabia que dava plantão nesse hospital.

Depois de avaliar a minha situação, me disse que o problema era a hérnia de disco , conhecido como bico de papagaio : e me deu duas alternativas : tentar ir levando tomando antiinflatórios ou fazer cirurgia : achei que a primeira era inviável e lhe disse que preferia a cirurgia , uma vez que
eu já tinha antecedências .

Uma vez decidido pela cirurgia, começaram os exames pré-operatório e no segundo dia fui levado para a sala de operação ; imagino que seja pela dor e/ou pela emergência , não me lembro de detalhes antes da cirurgia; quando me dei conta , recobrando o sentido da anestesia, estava numa sala de observação pós operatório e a Ida estava ao meu lado; num vai e vem de enfermeiras me aplicando soro, analgêsicos , e não sei mais o que, comecei a sentir sonolência na medida que era injetado alguma dessas substância e disse à enfermeira: Ela disse que não era para eu sentir sonolência mas o fato é que logo em seguida comecei a ter dificuldade de respirar e me debater ; a Ida me contou depois que , ao me ver debatendo sem conseguir respirar correu para uma sala ao lado onde se encontravam médico e enfermeiras e eles vieram correndo; fizeram algumas tentativas e depois de um certo tempo me acalmei, voltando a respirar novamente; depois perguntando para médicos e enfermeiras o que tinha causado aquele sufoco, as respostas foram todas evasivas ; eu tive choque anafilático e a sorte foi que estava próximo de médico e a Ida no meu lado.

Depois disso fui me recuperando e no quinto dia após a cirurgia estava caminhando pelo corredor , quando o Dr. Rossetti me viu, perguntou como eu estava me sentindo e como respondi positivamente me deu alta; aliás, único senão era o efeito colateral dos medicamentos forte que me causa prisão de ventre muto forte. Um detalhe engraçado foi que , a Ida e as minhas filhas, aproveitando para me visitarem no Samaritano , gostavam de tomar sopa na padaria Dna. Deóla em frente ao hospital, e aproveitar o estacionamento de graça.

Fui para a casa com 4 parafusos grandes , duas chapas de metal e uma hérnia postiça ligando dua vértebras da coluna lombar; ainda tinha o meu andador e andar ou subir escadas não era problema, mas dessa vez não voltei ao trabalho como da vez anterior , mesmo porque praticamente tinha passado para a minha caçula Denise quase todas as questões da firma e assim pude me recuperar mais calmamente.

Passados mais ou menos 30 dias voltei ao consultório do Dr. Rossetti conforme tinha me orientado e aproveitei para falar do caso do meu osteoartrose; Ele recomentou dar um tempo, mesmo porque não era caso de emergência e tinha aguentado já 5 anos.

Ano 2010, já tinha encerrado atividade da firma ( duas lojas e uma fabrica de instalação de lojas de confecção) e estava prestando serviços para duas das minhas filhas, Denise e a Bia; Em meado desse ano , comecei a sentir dores na minha perna direita, além do que já sentia na esquerda; foi se agravando a ponto de quase não conseguir andar 50 metros , nem ficar de pé e mesmo deitado na cama para dormir , a dor me incomodava : como já andava de bicicleta e não sentia incômodo nenhum , comecei a usar para ir a muitos lugares e usar o bicicletários do Metrô. .
O meu plano de saúde ainda estava em período de carência ( o anterior de 15 anos tinha ido para o espaço junto com o encerramento da firma ) e iria terminar somente no início de dezembro, e portanto qualquer decisão que quisesse tomar , seria depois disso; literalmente cheguei até dezembro me arrastando à base de antiinflamatórios.

Contando dias para terminar a carência, procurei o Dr. Rossetti com o exame de R.M. da coluna que tinha conseguido no hospital A.C. Camargo , para falar da dor na perna esquerda ; disse que tinha havido um deslocamento de vértebra onde tinha os parafusos e que seria necessário outra cirurgia , além de ter aparecido novo bico de papagaio mais acima da coluna ; Como não sou de ficar questionando e se é que é necessário, vamos entrar novamente no bisturí, e marcamos para dia 18/12/2010, um sábado , agora no setor de ortopedia do H.C. .


Enquanto ia atrás de exames pré- operatórios , a minha filha Elisa me telefona querendo que eu fosse fazer cirurgia espiritual com o Cristóvão Brilho, e falou para mim acessar o site dele www.cristovaobrilho.com.br ; pensei e falei para ela que eu não acreditava nessas coisas e esqueci ; Dia 30/dez, umas 17 hs, quando estava eu fazendo umas entregas para clientes da Bia na V. Madalena , toca o meu celular e era a Elisa me lembrando da cirurgia espiritual naquele dia; repeti que não iria , mas de tanto ela insistir , disse que estava na rua e não lembrava do endereço ; daí um instante ela liga de novo passando o endereço pelo torpedo e quando vejo estava a umas três quadras do local, na R. Harmonia 1190; aí me acabei desarmado de argumentos e fui.


Lá encontrei amigos da Elisa que já conhecia os procedimentos e me orientaram ; quando chegou a hora do início, formou-se uma pequena fila de acordo com a senha que é retirado na chegada e na sala da cirurgia , cada um(a) com até duas anotações da sua(s) doença(s) anotado(s) numa folha de papel é mostrado ao Cristovão; Ele faz alguns gestos e toques no local suposto da doença muito rápido e pronto , terminado; depois na saída , cada um recebe um envelopinho contento pequeno cristal com orientações a ser seguido.

Poucas vezes lembrava  da cirurgia e quando ela me perguntava se sentia algum efeito , respondia que não e ela ficava frustada; nesse ínterim , os exames de laboratório estavam prontos e encaminhados ao H.C.; Faltavam 5 dias para a cirurgia , estávamos no Anhembi para assistir a presentações de ballet das netas Giulia, Anne e Leonardo e percebi que mesmo andando uma certa distância, a dor na perna direita tinha diminuído; na noite seguinte , fomos assistir apresentação de coral que a Bia participava no Sesc V. Mariana e andando, novamente percebi que a dor praticamente tinha sumido ; meio crédulo , lembrei da cirurgia espiritual e comentei com a Ida e a Bia que não estava mais sentindo dor,e elas ficaram espantadas ; e agora o que faço ? pensei ;Tomei coragem e  na sexta , véspera da cirurgia liguei para o Dr. Rossetti para dizer que não estava sentindo mais a dor, preocupado em  não saber dizer o por que, se me fosse perguntado; para a minha sorte , ele simplesmente respondeu que se não estava doente a cirurgia estava suspensa e aguardaria 30 dias para que se a dor não voltasse seria cancelada em definitivo; a dor não voltou e a cura ficou por conta da cirurgia espiritual do Cristovão Brilho; continuei frequentando as seções dele por mais 4 meses devido ao osteoartrose , mas não houve resultado que esperava.

Que alívio sentir que não teria que repetir cirurgia no mesmo local da coluna; o tempo foi passando e continuei tomando antiinflamatório somente por causa do osteoartrose na bacia esquerda que cada vez menos  fazia efeito; Em maio2011 , resolvi voltar ao Dr. Rossetti com a intensão de colocar prótese ; como ele já conhecia esse problema , prescreveu todos os exames pré-operatórios e marcamos a cirurgia para 17/06 no H.C.

Todos os exames foram satisfatórios e no dia 17 , as 7 hs estava no H.C. levado pela minha filha Bia e acompanhado da Ida aguardando o inicio do atendimento de entrada para a cirurgia ; muito atencioso, o Sr. Wallace nos levou primeiramente para o nosso quarto e depois de feito a troca de roupa para aquela de traseira aberta e azul , me transferiram para uma maca e duas enfermeiras me levaram para uma ante-sala cirúrgica; aguardei uns 30 minutos , ainda com a Ida junto de mim , quando vieram me buscar para entrada na sala de operação ; daí em diante só me lembro do anestesista dizendo do procedimento e me apaguei .

Acordei na U.T.I. com as enfermeiras me aplicando séries de medicamentos ( anti-inflamatórios, morfina, antibióticos e outros) e me pareceu estar tudo em ordem; enquanto estive no U.T.I. , devido a aplicação de medicamentos muito forte contra a dor, ( morfina e celébra) minha cabeça continuou muito zonzo , parecendo que as luzes e o teto estavam estavam girando , além muita náusea; quando soube da aplicação de morfina , pedi para que suspendesse e aí melhorou e um pouco antes de deixar o U.T.I. pedi para suspender o Tramal também.

Logo percebi que não conseguia mexer a minha perna esquerda por minha conta; já no quarto, no dia seguinte da cirurgia era impossível me mexer a perna , mas com a ajuda de uma fisioterapeuta , desci da maca e consegui dar alguns passos, inclusive apoiar o meu peso de leve ;outra dificuldade era fazer as necessidades fisiológicas e tomar banho sem conseguir levantar e nem dobrar a perna; os dias se seguiram me sentindo melhoras , com visitas de médicos e fisioterapeuta ; único problema, como já aconteceu em cirurgias anteriores , foi o intestino preso que desta vez tive que me submeter a lavagem intestinal que foi o pior da recuperação e me atrasou um dia a alta.

Na visita do Dr. Rossetti no dia da alta perguntei a ele quais seriam as minhas restrições no período de recuperação, e a resposta foi nenhuma, excesso cruzar a perna esquerda e agachar,como sentar em guia de rua; assim no dia 22, passados cinco dias da cirurgia voltei para a casa ainda sem conseguir erguer a minha perna que parecia pesar 50 quilos e quando forçado doía.

Já em casa , comecei a me locomover com a andador que fiz antes da cirurgia , na medida do piso da escada e assim desde o primeiro dia em casa subia e descia a escada sem dificuldade; no dia seguinte comecei a ir fazer fisioterapia e em seguida , andar só apoiado em bengala ;hoje, dia quatro de julho, 17 dias passadas da cirurgia já consigo andar sem a bengala e não sinto mais dor, só uma pequena limitação ao querer levantar a perna.

04/07/2011
Hoje, depois de contar a história das três cirurgias que passei vou fechar o parêntese e voltar a falar da minha vida , porém no próximo capitulo.

























3 comentários:

  1. Dá para fazer House!!!
    Para um homem vc foi muito corajoso com todas essas cirurgias!!
    Te amo pai!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Puxa Koiti.... que luta heim ?? nem sabia dessa história de cirurgias e já te considerava um guerreiro. Um parêntese abro aqui tb... tenho amigos que trabalham com o Cristovão Brilho quando ele está no RJ e ano passado tive a oportunidade de conhecê-lo tb por causa de um pinçamento no final da minha coluna... rsrs... mas ainda não estou precisando de cirurgia. Fico muuuuito feliz por vc e por sua família de o câncer não ter avançado !!! Uma verdadeira benção de Deus !!!!!

    ResponderExcluir