sexta-feira, 11 de junho de 2010

Infância I - Jacutinga



SÃO PAULO, 11/6/2010; Já fazem mais ou menos três semanas que o meu blog foi aberto , e ainda não comecei escrever,só pensando como e por onde irei começar ; Parecia ser fácil , porém quando comecei a pensar , começaram a aparecer na minha cabeça monte de idéias, tudo fragmentadas.

Hoje resolvi começar, e vai ser à partir da minha infância quando acho que tinha aproximadamente cinco anos, lá pelo ano de 1944; 

INTERPRETAÇÃO.
Antes acho ser necessário dizer que ,lá para frente deverei relatar fatos relacionados às pessoas da família e parentes que poderá ser interpretados como ofensas , mas caso acontecer, quero deixar claro que não tive nenhuma intenção; Também não quero omitir e pelo fato de ser acontecimento tão longínquo , peço que seja levado numa "boa" como se diz.

MORRO AZUL (JACUTINGA)
Nessa época em diante começo à lembrar alguns fatos ; Morávamos numa colonia de imigrantes japoneses que se chamava Morro Azul, mais conhecido como Jacutinga, e o nosso sítio tinha  casa  de madeira com chão de terra batida , não tinha forro,as camas eram de tábuas , água de poço, cisterna no quintal ,fogão à lenha, banheiro de ofurô, iluminação de lamparina à querosene ; Eu ouvia dizer que o sitio era de 7 alqueires , pomar que tinha muitas frutas ,inclusive romã, quiincam, uvas, criação de galinhas,perus, e até ângolas. Plantava algodão,batata,amendoim,arroz ; O ganho dependia do clima que ,quando era bom ,dizia que acertou; Uma vida de muito sacrifício para a família toda ;

FAMÍLIA.
Minha vida resumia-se em estudar e brincar sozinho , porque era a única criança em casa ; A minha família era constituída de avós e 4 tios ; Minha mãe morava num lugarejo chamado Rio do Peixe , e que tinha três irmãos , o primeiro Shigueo , depois a Tamiko e a Mitiko e o padrasto que pensava ser meu pai, chamava Fujiwara,sem saber o porque ;Costumava visitar e ficar com eles muitas vezes no sitio deles que criava casulo de seda, porcos ,gados e possuía um caminhão; Plantava cana de assucar e sempre tinha rapadura,queijo e carne de porco a vontade. O sitio ficava um pouco longe da cidade de Paulopolis , isolado, e íamos de jardineira , (ônibus pequeno de laterais abertas , de banco inteiro que os passageiros subiam pelo estribo ) pela estrada de terra , no meio de pastos ; No caminho tinha uma ponte de madeira sem proteção lateral sobre um rio que se chama Rio do Peixe;Muitos passageiros ficava com medo quando a jardineira ia atravessar a ponte .

Nas fotos ao lado, a minha Mãe e Fujiwara-san, novamente eles com tio Takeshi e tia Keiko, o Shigueo e Tamiko , o penúltimo que não me lembro quem é, e a tia Keiko com a Tamiko ou Mitiko no colo.

Nunca questionei porque vivia com avós, tendo a mãe e irmãos ,e nunca ouvi alguma palavra sobre essa situação; E ainda vivia com eles uma menina e um menino ,que mais tarde vim saber que eram filhos do padrasto do casamento anterior ; Em casa , eu era tratado como neto ; Esse assunto tratarei mais para frente .


Nessa idade já tinha que estudar em casa com livros em língua japonesa,trazidos do Japão, e ainda não sabia falar em português ; tinha aprendido aritimética ,tabuada, escrever e ler em caracteres hiracana ; O problema era que não gostava de estudar; NA FOTO AO LADO EU AOS 3 A 4 ANOS.

3 comentários:

  1. Opa Tio!!!

    eu estou adorando a sua historia!!!
    eu estou lendo a sua historia para minha mãe (Mitiko)...!!!e ela esta lembrando muita coisa que o ojitian falava para ela.
    ela esta adorando tambem...!!!


    continue com este projeto, pois assim eu, de uma outra geração, possa conhecer mais da hitoria da nossa familia e repassar as nossas hitorias e tradições para as gerações seguintes.

    grande abraços tio...
    do seu sobrinho Hideki Tanaka

    ResponderExcluir
  2. Pois é , meu caro sobrinho Hideki, quando pensei em escrever algumas passagens da minha vida para os meus netos um dia lerem , eis que pessoas que nem imaginava que iriam se manifestar estão comentando.

    Infelizmente o tempo e a velhice vai apagando a nossa memória , mas lembro da nossa convivência
    de infância , eu, sua Mãe, Tios juntamente com a nossa falecida Mãe, lá no lugarejo chamado Rio do Peixe.

    O destino fez com que eu fosse separado na
    infância, e ficássemos muitos anos sem contanto, porém esse mesmo destino fez nos reencontrarmos
    e agora com a sua participação : É maravilhoso !

    Meu e-mail, juliokoiti@hotmail . com
    Um abraço para todos.

    ResponderExcluir