terça-feira, 7 de setembro de 2010

INFÃNCIA IV - Pompéia

SÃO PAULO, 09/9/2010:
MORAR NA CIDADE.
Com a mudança para cidade e morar na casa do tio Kiyoshi-nisam e da tia Hanako-san foi uma mudança razoável; Morar numa casa com luz elétrica , assoalho e forro, além de ser numa rua , mesmo sendo de terra,e muitos vizinhos me deixou entusiasmado;


Meu Tio ia diariamente trabalhar e aprender o comércio e para mim tudo estava ótimo,pois a escola ficava perto, comecei a fazer amizades com crianças dos vizinhos , matinês no cinema aos domingos com amigos ; Uma vez por semana , minha tia me acordava cinco horas da manhã para ir com ela fazer feira que ficava na praça da Igreja Matriz .


Retornando um pouco no tempo, antes dessa tia casar , a família dela , Kawaushi , resolveu mudar para uma cidade mais para o interior chamada Parapuã e como nós tínhamos caminhão , transportamos a mudança ; Estrada de terra ,apesar de não ser muito longe ,demorou,e chegamos somente à noite; Lembro que a futura tia era simpática e me dava muita atenção e depois daquela compota de figo que não esqueci mais , na hora de iniciar a volta ela me deu uma tartaruga que ficou conosco por muitos anos.


Ficamos morando em Pompéia mais ou menos um ano ,tempo que foi suficiente para o meu tio assimilar a prática de comércio e ao mesmo tempo receber sugestão da família Kawaushi para ir também para Parapuã abrir comercio; Nesse período , não sei exatamente se foi ainda em Pompéia ou já em Parapuã nasceu a Marina ;

FAMÍLIA CESCHIN.
O meu Avô , além do que já contei como ele era , discriminava   brasileiros e acompanhava as minhas amizades ,sem proibir, porém nas conversas havia insinuações pejorativas ; Fazia exceções quando ele mais de perto observava que uma determinada família educava seus filhos dentro dos padrões que ele aprovava; Assim ,em frente da nossa casa em Pompéia morava uma família chamada Ceschin, cujos pais eram bastante rigorosos com seus dois filhos que tinham quase as mesmas idades minha; O primeiro era Jose Antonio e o segundo Vanderlei ; Quando estava na casa deles brincando , ou quando pedia para deixar ir ao matinê com eles ,ele deixava, além de permitir que ficasse até tarde contanto que fosse com eles ; E também os pais deles gostavam de mim.

CRIATIVIDADE INFANTIL.
Na casa em que morávamos tinha um terreno e um dia inventei de montar um parquinho que tinha diversos brinquedos do tipo que é montados nas quermesses de igrejas como pescaria, derrubar latinhas atirando bolinha , e para entrar e participar tinha que pagar em palitos de fósforo; Juntei muitas caixas de fósforo e os adultos acharam muita graça ; Outra coisa era ir a um pequeno clube que existia perto de casa ,onde pessoas iam praticar tênis, para ser catador de bolas para ganhar gorjetas e comprar doces de leite, cocadas e sorvetes.

DECISÃO.
Uma vez aceito sugestão de ir morar em Parapuã, e montar uma loja, mudamos por volta de 1949 para 1950 ,e assim iniciou-se uma outra etapa, bastante diferente vivido até o momento , que me traz muitas lembranças .









Nenhum comentário:

Postar um comentário